quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

 TEMOS DE FALAR SOBRE A ARBITRAGEM


Sempre que existe um jogo influenciado por uma má decisão da arbitragem e surgem algumas criticas é comum assistirmos a um levantamento popular de comentadores defendendo que o foco não deve ser a arbitragem e que reflecte uma cultura de falta de desportivismo.

A verdade é que são esses comentadores que têm falta de desportivismo e que não defendem o futebol.

Porquê? Passo a explicar.

Hoje, o Sporting com mais ou menos dificuldade, jogando melhor ou pior, lutando contra um bom opositor, lutando com os erros próprios, contra jogadores desinspirados  e desacertados, chegou, mesmo assim, aos 92 minutos apurado para as meias-finais da TAÇA CTT.

Apesar de todas a debilidades, que podem apontar como resultado da politica de contratações, da qualidade do treinador, do estilo do presidente, da ineficácia do roupeiro, a verdade é que o Sporting estava apurado.

No entanto, aos 92 minutos, a segundos do fim do jogo, o árbitro decide (atenção que o verbo certo é mesmo este, decidir) marcar grande penalidade contra o Sporting.

Apesar de existir sempre algum militante que encontrará numa das repetições em câmara lenta um indicio de que Douglas raspou a unha do pé nos pelos das pernas de Edinho provocando a sua queda, creio que para as pessoas de bom senso, poderemos afirmar que essa grande penalidade foi mal assinalada.

Quem assim não acha, provavelmente também acha que Danilo foi bem expulso e Pizzi não ajeitou com a mão a bola. Para esse grupo de pessoas o que posso dizer é: força, continuem o bom trabalho, espero é que no minimo sejam bem pagos.

Posto isto, podemos afirmar que o Sporting não foi afastado das meias-finais da Taça CTT, porque jogou mal ou péssimo, ou porque não colocou os titulares a jogar, ou porque André não acertou bem na bola duas vezes.

Não, o Sporting foi afastado pelo árbitro.

Pois mesmo que tudo isso se tenha verificado aos 92 minutos o Sporting estava apurado. E para deixar de ser apurado foi necessário a intervenção do árbitro.

Logo, para quem utiliza os argumentos habituais género  "antes de criticar o árbitro deveriam analisar os erros próprios"  só digo que APESAR dos erros próprios o Sporting continuava apurado e teria mais dois jogos na taça para os corrigir, mas a intervenção do árbitro retirou-lhes essa possibilidade.

Por isso a discussão para aqueles que gostam de futebol deve ser, não sobre os erros do Sporting, mas sim sobre a influência decisiva que a equipa de arbitragem teve, pois só aceitando esse facto é que podemos começar a analisar o porquê disso ter acontecido e procurar soluções para que isso não volte a acontecer e assim defender a verdade e justiça do futebol.

Quer queiram, quer não TEM DE SE DISCUTIR A ARBITRAGEM. E todos aqueles que dizem que não se deve discutir tanto a arbritagem, não se deve pressionar os árbritros, que se deve aceitar os erros, esses não estão a defender o futebol, estão a defender a mediocridade.

Pois se é verdade que o futebol português cresceu muito nos ultimos anos, colocando jogadores, treinadores e agentes desportivos na elite do futebol mundial, o mesmo não se verifica no sector da arbitragem, como se pode comprovar pela ausência destes no ultimo europeu.

Temos de dizer uma coisa de forma clara: OS ÁRBITROS PORTUGUESES SÃO MEDIOCRES.

E enquanto eles forem protegidos como são hoje não iram evoluir.

Na nossa liga dez treinadores foram até ao momento despedidos por más prestações. Dez.
Quantos árbitros foram despedidos?

Treinadores e jogadores para terem lugar na nossa liga competem sem restrições com jogadores e treinadores de todo o mundo.
Quantos árbitros estrangeiros atuam em Portugal?

Para serem convocados a forma dos jogadores é avaliada de forma continua tendo em atenção as oscilações de forma.
Como é que as oscilações de forma são avaliadas na arbitragem?

Para serem internacionais os jogadores portugueses  são seguidos, preparados e selecionados entre milhares.
Como chegam os árbitros a internacionais?

É essa falta de discussão e competitividade que prejudica o desenvolvimento dos árbitros portugueses e por consequência do futebol português.

Obrigado a todos os que seguem este blog.

Não percam nos próximos dias um comentário sobre a falta de militância dos Sportinguistas e sobre os Vouchers.



 






Sem comentários:

Enviar um comentário